Contagem de Reticulócitos

Os reticulócitos são hemácias que ainda não completaram seu processo de maturação e que estão em um estágio intermediário de maturação entre os eritroblastos e as hemácias. O reticulócito não possui núcleo mas ainda contem um conteúdo de ácido nucleico no citoplasma.

A maioria dos globulos vermelhos na corrente sanguinea são maduro, possuindo aproximadamente  de 0,5% a 2% de reticulocitos que logo se transformam em hemácias maduras. 

A contagem é utilizada para analisar a capacidade de produção das hemácias pela medula óssea, geralmente é solicitado pelo médico quando o paciente apresenta aumento ou diminuição da contagem global das hemácias, de hemoglobina e do hematócrito. 


Presença de reticulócitos (seta). Adaptado de Google Imagens. 

Procedimento:

  1. Em tubo de ensaio, acrescentar 200ul do sangue total do paciente e logo em seguida acrescentar 200ul do corante de azul de cresil brilhante para a formação da solução.
  2. Colocar em Banho Maria a 37ºC por 15 minutos;
  3. Homogeneizar e preparar um esfregaço hematológico da solução;
  4. Deixar secar;
  5. Realizar a leitura da lamina ao microscópio e contar o número de reticulócitos.



Figura 01. Corante de Azul de Cresil Brilhante. 






Figura 02. Esfregaço hematológico.
Microscopia: 

Os reticulócitos se apresentam como eritrócitos com um filamento escuro de RNA no seu interior. 


Figura 04. Reticulócito no aumento de 1000x - Fonte: Próprio Autor 


Figura 05. Reticulócito na objetiva de 2000x -Fonte: Próprio autor. 


Figura 06. 2 reticulócitos na objetiva de 1000x -Fonte: Próprio autor.

Referências: 

Freund, M. Hematologia Microscópica prática: fundada por Fritz Heckner/Mathias Freud; tradução de André Hinsberger e Walter Martin Roland Oelemann; revisão cientifica Dayse Maria Lourenço e Paulo Ivo Cortez de Araújo- São Paulo: Santos, 2013. 142p.

Laboratório de Hematologia: teorias, técnicas e atlas/ Marcio Antonio Wanderley de Melo/ Cristina Magalhães da Silveira - 1ed. - Rio de Janeiro. Rubio, 2015.

Comentários